Roteiro com Crianças na Ilha da Madeira. Foto Roberta Caldas Schmoi, todos os direitos reservados.
Destinos Portugal

Roteiro na Ilha da Madeira com Crianças

A Ilha da Madeira, ou Madeira para os íntimos, é um destino perfeito para todas as idades, inclusive para crianças. Neste post vou falar um pouco dos nossos lugares e passeios favoritos em um roteiro na Madeira com crianças pequenas focando na natureza do local.

A ilha oferece diversas trilhas, observação de baleias e golfinhos, museus e muito mais. Vamos nessa?

Como se locomover?

A melhor maneira de se locomover na Ilha da Madeira é de carro. Especialmente em um roteiro com crianças. Há transporte público, mas não é tão frequente para muitas partes da ilha. As estradas são muito boas e é fácil dirigir na ilha. Aqui você encontra os melhores preços para aluguel de carro na Ilha da Madeira.

Caso não dirija, a segunda melhor opção é contratar passeios fechados com transporte, porém isso inflexibiliza muito o dia-a-dia que sabemos ser bem imprevisível com crianças.

Quando ir?

A Madeira é maravilhosa o ano inteiro! Fomos em dezembro e ainda assim aproveitamos bastante a praia. Não andamos de shorts todos os dias, mas em vários e só usamos um casaquinho leve no fim do dia. A temperatura amena é perfeita para um roteiro com crianças.

Onde ficar?

O local mais prático para se hospedar em um roteiro na Ilha da Madeira com crianças de qualquer idade, é sem dúvida no centro de Funchal. Ali você encontrará facilmente todo tipo de serviço. Outra cidade que pode valer a pena é Machico. Ela é bem menor que o Funchal, mas tem uma praia perfeita para crianças, mercado e muitos restaurantes além de estar próxima ao aeroporto.

Passeios

A Ilha da Madeira é um paraíso cultural, mas principalmente um retiro cercado de natureza que promove diferentes formas de conexão com ela. Neste post vou listar os principais passeios para um roteiro na Ilha da Madeira com crianças.

Observação de baleias e golfinhos

Há muitas opções de passeios para observar baleias e golfinhos, mas nem todas são adequadas para um roteiro na Ilha da Madeira com crianças pequenas. Pode ser tentador embarcar na cópia da caravela de Cristóvão Colombo que seu filho, se for igual ao meu, vai achar que é um barco de pirata. Porém, não há muita proteção para queda nas laterais do barco. Muitos veleiros também não têm esta proteção.

Avaliei então que a melhor opção seria um passeio com catamarã, como este que reservamos com o GetYourGuide. Caso prefira reservar com a Viator, eles também oferecem o passeio. Escolhi esta empresa porque crianças pequenas não pagam e o preço por adulto está ótimo!

O catamarã sai do porto do Funchal que é super central e dura três horas, podendo ser feito na parte da manhã ou da tarde, onde é possível curtir um pôr-do-sol de cair o queixo. Durante o verão, há também uma parada para fazer snorkel e nadar. O mais legal deste passeio é que na Ilha da Madeira dá para ver baleias e golfinhos o ano todo!

Vista do passeio de barco com golfinho. Foto Roberta Caldas Schmoi, todos os direitos reservados.

Levadas e trilhas

As levadas são antigos canais de irrigação e transporte d’água que foram construídos para levar a água da parte norte à parte sul da Ilha da Madeira, onde os assentamos principais (ainda) estão. 

Hoje, muitas levadas são acompanhadas de um caminho ou trilha. Há mais de 20 trilhas oficiais na Madeira, as PR (percursos pedestres recomendados). No site da ilha é possível checar detalhes de cada uma delas. LINK

Penei para descobrir as trilhas ideais para o momento que estava vivendo com meus filhos, um de quatro anos e meio e uma filha de quase dois anos que anda renegando a mochila carregadora. O centro de informações turísticas infelizmente não ajudou em nada. Neste post vou poupar este trabalho e contar para você quais as melhores levadas para incluir no seu roteiro na Ilha da Madeira com crianças pequenas.

PR22 Vereda do Chão dos Louros

O percurso de 2km da PR22 é bem tranquilo e possui algumas subidas e descidas. A grande vantagem desta trilha é que ela é circular então não é preciso voltar pelo mesmo caminho. Caminho, aliás, que passa por mirantes e riachos. A floresta é muito rica aqui. Nos confundimos um pouco com onde começar perto do estacionamento, mas logo nos encontramos. Com as crianças levamos pouco mais de duas horas aqui.

Caminhando pela PR22 Vereda do Chão dos Louros com minha filha de um ano na Ilha da Madeira. Foto Roberta Caldas Schmoi, todos os direitos reservados.

PR11 Vereda dos Balcões

Esta trilha é uma delícia para o seu roteiro na Ilha da Madeira com crianças. Aliás, com pessoas de qualquer idade. Bem fácil, ela acompanha uma levada e passa por pontes, gargantas formadas por pedregulhos e termina em uma vista maravilhosa para Funchal de um lado e a serra do outro. Tudo isso em 3km (1,5km para ir e 1,5km para voltar). Foi muito especial para nós!

Trilha Vereda dos Balcões na Madeira. Ótima para crianças. Foto Roberta Caldas Schmoi, todos os direitos reservados.
Vista da trilha dos Balcões. Foto Roberta Caldas Schmoi, todos os direitos reservados.

Um Caminho Para Todos

Este passeio é perfeito não só para seu roteiro na Madeira com crianças pequenas, mas também para idosos e pessoas que precisam de bengala ou cadeira de rodas para se locomover. O caminho ao longo da levada é bem largo e plano. Há um corrimão por todo o percurso de 2km (mais dois para voltar) que termina em uma linda vista com um pequeno museu e um café.

Um Caminho para Todos é uma trilha acessível para todas idades. Foto Roberta Caldas Schmoi, todos os direitos reservados.

Praias

Há várias praias na Madeira. Algumas são naturais e outras artificiais. Abaixo estão listadas as nossas favoritas para um roteiro na Madeira com crianças.

Praia do Machico

Essa é sem sombra de dúvida a melhor praia para um roteiro na Madeira com crianças. Não é a mais linda, mas é muito boa. É uma praia artificial com areia trazida do Marrocos e o legal dela é que foi construída como uma pequena baía e bastante areia. Assim as crianças têm bastante espaço de areia para brincar e não há ondas grandes.

Perto há vários restaurantes e alguns quiosques (estes fechados no inverno) sendo ali possível portanto, um dia de muita alegria sem muito esforço.

Praia do Machico, sem ondas e perfeita para crianças. Foto Roberta Caldas Schmoi, todos os direitos reservados.

Prainha

Próximo a Machico está a maravilhosa Prainha. Você pode ler em alguns guias que a Prainha tem difícil acesso. Não é verdade. Ela fica sim entre penhascos, mas o acesso é simples por escadas ou rampa bem seguras. Minha filha de menos de dois anos foi andando. A Prainha é uma praia pequena e natural de areia preta com origem vulcânica. É mais indicada durante a maré baixa, pois na maré alta falta areia. Vale muito a pena porque é de uma beleza de cair o queixo! Apesar de ser protegida pelos penhascos, possui ondas.

Prainha, um paraíso entre penhascos. Foto Roberta Caldas Schmoi, todos os direitos reservados.
Acesso à Prainha. Não é um bico de sete cabeças. Foto Roberta Caldas Schmoi, todos os direitos reservados.

Praia do Seixal

Conhecida também como Praia do Porto do Seixal, esta também é uma praia imperdível em um roteiro na Ilha da Madeira com crianças. Com bastante espaço de areia negra, esta praia na costa norte tem um visual incrível rodeada por montanhas verdes. Daqueles visuais que parecem ter saído de um filme do Jurassic Park, sabe?

Possui ondas e a poucos metros de distância também é possível desfrutar de piscinas naturais adjacentes a ela e um restaurante.

Praia do Seixal. Uma linda praia de areia negra na costa norte da Ilha da Madeira. Foto de Roberta Caldas Schmoi todos os direitos reservados
Piscina natural selvagem no Seixal, costa norte da ilha. Foto por Roberta Caldas Schmoi, todos os direitos reservados

Praia da Calheta

Outra praia bem legal em um roteiro na Ilha da Madeira com crianças é a Praia da Calheta. Ao lado de um restaurante e de um porto, essa praia artificial de areia dourada não possui ondas. Como o restaurante fica na beira da areia, a Praia da Calheta é bem prática para famílias.

Para completar, ao subir uma curta escada a partir do restaurante, há um parquinho super legal para bebês e crianças maiores com vista para o mar.

Praia Formosa

A maior praia da Madeira é esta praia natural de areia negra bem pertinho de Funchal. Só que ela não é só de areia negra. A Praia Formosa também é coberta de pedrinhas o que a torna bem desconfortável na minha opinião. A grande vantagem é a proximidade da capital. Acho que vale a visita no final de um dia de passeios, por exemplo.

A Praia Formosa não é muito confortável. Foto Roberta Caldas Schmoi, todos os direitos reservados.

Piscinas naturais

Há muitas piscinas naturais na Ilha da Madeira. Algumas cobram entrada e outras são gratuitas. Quando venta muito ou o mar parece perigoso, elas fecham (com razão). Muitas das piscinas naturais pagas seguem abertas no inverno, porém é necessário ligar antes de ir para ter certeza que não foram fechadas pelo tempo (mesmo que faça sol).

Uma dica de ouro é pesquisar a hora da maré baixa, assim há mais chances das piscinas estarem seguras e abertas.

Piscinas naturais na Ilha da Madeira - Roberta Caldas Schmoi

Carreiros do Monte e Teleférico

Este é o passeio mais legal para se fazer em Funchal durante o seu roteiro na Ilha da Madeira com crianças. No centro de Funchal, tome o teleférico Funchal-Monte (existem outros teleféricos). Só esta subida já é muito legal. O teleférico vai BEM alto. Saindo do teleférico, siga as placas descendo a rua à esquerda. Lá você vai encontrar os Carreiros do Monte. Um carrinho sem rodas onde sentamos e somos guiados por um ou dois homens (depende do tamanho do carro) vestidos tradicionalmente. São dois quilômetros de descida onde todos nós não parávamos de rir. É muito divertido!

O valor começa em 25 euros para uma pessoa até 45 para três. Crianças abaixo de cinco anos não pagam. O pulo do gato é que você não desce até Funchal com o carro e tem que tomar um táxi de lá para o centro. Os preços dos táxis aqui são tabelados. Confira antes de entrar no táxi.

Carreiros do Monte na Ilha da Madeira. Muito divertido! Foto por Eva Bronzini.

Cabo Girão

Uma atividade super legal para se fazer no seu roteiro na Ilha da Madeira com Crianças, o Cabo Girão é uma plataforma projetada à frente e acima de um penhasco altíssimo, de onde é possível admirar a vista da costa sul da Ilha da Madeira. O mais especial é que, além de ser um passeio gratuito, o piso da plataforma é de vidro transparente! Os adultos aqui tiveram medo, mas as crianças adoraram! 

Vista do Cabo Girão. Foto Roberta Caldas Schmoi, todos os direitos reservados.

Santana

Um dos maiores cartões postais da Ilha da Madeira são as casinhas típicas de Santana. Santana é um município no noroeste da ilha. Os primeiros assentamentos da Madeira foram feitos com essas casinhas triangulares com telhado de palha que ainda podemos ver em Santana. No centrinho da cidade há como um showroom para vermos as tais casinhas. O centro de informação turística fica em uma delas e uma lojinha de doces tradicionais em outra. 

Para ver as casinhas originais mesmo, recomendo um passeio por outras partes da cidade. No caminho para e no final do Um Caminho Para Todos, o qual falei mais na parte de trilhas daqui neste post, é possível ver algumas originais.

casinha típica de Santana. Foto de Roberta Caldas Schmoi todos os direitos reservados

Cristo Rei

Sou carioca e sempre que vou a uma cidade com uma estátua tipo o Cristo Redentor, quero ver. Não sei exatamente a razão, é tipo uma curiosidade mórbida porque sei que nenhum vai ser tão grandão como o nosso. Enfim, lá fomos nós ver o Cristo Rei e o mais legal do ponto onde ele está é a vista incrível! Uma ótima parada para se fazer no caminho para o aeroporto. Em menos de dez minutos (ou 20 com crianças) é possível caminhar toda a passarela e observar a linda paisagem.

Cristo Rei, atração na Ilha da Madeira. Foto de Roberta Caldas Schmoi todos os direitos reservados

Mergulho

Há várias opções de mergulho na ilha. Apesar de não ser uma atividade para ser feita com crianças pequenas, como mergulhadora, eu sempre quero fazer ao menos um mergulho em destinos assim. A partir de Funchal os pontos de mergulho são bem próximos. Os valores das operadoras de mergulho são bem similares. O grande fator de escolha aqui é qual operadora fica perto da sua acomodação. Eu escolhi a Azul Diving porque ficava a dez minutos caminhando da onde estava hospedada e a outros dez do parquinho onde a minha família ficou enquanto eu mergulhava.

Caso você nunca tenha mergulhado e tenha vontade de experimentar, a Azul Diving oferece batismo por um preço super bacana. Primeiro você vai ouvir algumas instruções para depois treinar em uma piscina e, finalmente, no mar. Você pode agendar essa experiência aqui.

Há um parque marinho chamado Garajau que deve ser fabuloso. Eu escolhi, porém, visitar o naufrágio Afonso Cerqueira e foi bem legal! Com certeza vou voltar na Madeira mis vezes e fazer mais mergulhos. Apesar do mau tempo nos dias anteriores, a visibilidade estava estupenda.

briefing do mergulho no naufrágio Afonso Cerqueira

Grutas e Centro de Vulcanismo

Queríamos muito ter ido às grutas e ao centro de vulcanismo, porém estavam fechados devido a um desabamento recente. Uma pena! De qualquer maneira acho que esta atividade não deve faltar no roteiro na Ilha da Madeira com crianças, especialmente em dias de chuva.

Museu da Baleia

Aqui faço uma des-recomendação. Apesar de ser muito bem planejado e bastante interativo, o Museu da Baleia possui um conteúdo que eu nunca teria querido expôr aos meus filhos pequenos, caso soubesse de antemão. O nome do museu deveria ser Museu dos Baleeiros. O museu celebra a extinta cultura baleeira da Ilha da Madeira como algo positivo e bonito. Me lembrou muito a celebração no Brasil de massacres sendo apresentados como histórias bonitas por terem resultado em expressões culturais de resistência admiráveis. É muito triste. Poderia ter sido um museu incrível que menciona a história baleeira da ilha, mas que celebra baleias. Porém não. Chega até o ponto de exibir algo como um mural de honra dos baleeiros, como veteranos de guerra. Estranhíssimo e asqueroso.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *