Criança corre nos passadiços do Mondego cercada por paisagem rochosa
Destinos Portugal

Passadiços do Mondego com crianças

Há um certo hype em Portugal em torno dos chamados passadiços, plataformas de madeira cercadas que criam trajetos em paisagens deslumbrantes. Os Passadiços do Mondego, na Serra da Estrela, fazem jus à moda e é um passeio super legal para se fazer com crianças de todas as idades. Continue lendo este artigo para saber os pormenores de como se visitar os Passadiços do Mondego com crianças.

Percurso e acessos aos Passadiços do Mondego

Os Passadiços do Mondego são compostos de 12km de passarelas de madeira, pontes suspensas e caminho asfaltado e de terra. A maior parte do trajeto é feita das passarelas de madeira cercadas.

Há três acessos para os Passadiços do Mondego: Barragem do Caldeirão, Videmonte e Vila Soeiro. O percurso completo é feito entre Barragem do Caldeirão e Videmonte e é linear, ou seja, você entra em um acesso e sai do outro lado. Isso significa que você vai precisar de um transporte de volta ao seu veículo.

Barragem do Caldeirão

Aqui há estacionamento e banheiros antes da ponte de cimento. Dali, é necessário caminhar para atravessar a ponte e apresentar os ingressos na guarita. A descida é bem íngreme, mas é próximo a esta estrada que está a Cascata da Ribeira do Caldeirão, uma das principais atrações dos passadiços.

Começar pela Barragem do Caldeirão significa que você descerá a parte mais íngreme de todo o percurso.

cascata sobre pedras na Serra da Estrela
A cascata da Ribeira do Caldeirão é uma das principais atrações dos Passadiços do Mondego.

Videmonte

O início do percurso pelo lado de Videmonte também contém muitas escadas, mas é bem menos íngreme que o início do percurso pelo acesso da Barragem do Caldeirão.

Aqui, o estacionamento já fica na entrada dos passadiços, junto a guarita e também há banheiros públicos disponíveis. O início do percurso por este lado através do vale é realmente deslumbrante.

vista da entrada para os Passadiços do Mondego desde Videmonte
Início do percurso pelos Passadiços do Mondego a partir de Videmonte.

Vila Soeiro

É por Vila Soeiro, um acesso alternativo mais ou menos na metade do percurso linear, que começa uma parte do percurso acessível para pessoas com cadeira de rodas. São aproximadamente dois quilômetros da Hidroelétrica do Pateiro até a ponte suspensa e depois a pessoa na cadeira de rodas deve voltar pelo mesmo caminho.

Planejando o passeio para os Passadiços do Mondego com crianças

Os Passadiços do Mondego ficam na Serra da Estrela, próximo a Guarda. Como mencionado anteriormente, há três acessos para os Passadiços do Mondego e o percurso é linear.

Por onde começar nos Passadiços do Mondego com crianças?

Há muitas maneiras de fazer o percurso. Você pode ir de carro e contratar um táxi para te buscar do outro lado do percurso. Isso pode ser feito com antecedência ou desde a saída do percurso por telefone. Os guardas da guarita podem ajudar com isso.

Outra opção é ir e voltar por todo o caminho ou por parte do caminho. Nós começamos o percurso pela Barragem do Caldeirão e voltamos para o carro para depois irmos a Videmonte fazer o mesmo. Tudo depende da disposição dos seus pequenos para caminhar no dia.

Há ainda quem pule parte do trajeto e comece em Vila Soeiro. Se você for fazer o percurso linear completo só de ida, eu recomendo começar pela Barragem do Caldeirão e pegar um táxi em Videmonte para a subida final ser menos cansativo.

pessoa carregando criança no kid carrier pelos passadiços do mondego
Os Passadiços do Mondego é um destino incrível para se fazer com crianças de todas as idades.

Como chegar nos Passadiços do Mondego?

Se você precisa alugar um carro para fazer este passeio, recomendo alugar um pela DiscoverCars que faz uma comparação dos melhores preços e você pode administrar a reserva online. Alternativamente, você pode contratar um táxi desde Guarda.

Quanto custa visitar os Passadiços do Mondego?

Quando comprados pelo site, a entrada para os Passadiços do Mondego custa 1 EUR e crianças menores de 12 anos não pagam. Eu recomendo bastante comprar com antecedência e levar o PDF no telefone.

Onde ficar para visitar os Passadiços do Mondego?

A cidade com mais estrutura na região é Guarda, mas realmente qualquer vila na Serra da Estrela vai valer a pena. Vale a pena também checar as 12 aldeias históricas de Portugal que ficam na área.

Funcionamento dos Passadiços do Mondego

Os Passadiços estão abertos o ano inteiro. Em abril, maio, setembro e outubro, abrem às 8h e fecham às 18h. Nos meses de inverno, abrem às 9h e fecham às 17h. Já de junho a agosto, abrem às 8h e fecham às 20h.

Espero que você faça uma linda viagem e inclua os Passadiços do Mondego no seu itinerário!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *